sábado, 23 de maio de 2015

Victoria Falls- Zambia

Bom dia Pessoal

Bom, como parte final da minha jornada pela África escolhi vir para a Zâmbia, ver ao vivo a famosa Victoria Falls.

Depois de 20 horas de ônibus (!!!!!) cheguei em Livingstone. A cidade, apesar de receber inúmeros turistas todo ano, mantém um ar bastante provinciano, e uma vida diária até mesmo apartada da Catarata, a menos, claro, que se esteja no ramo do turismo.


Foto Google: centro da cidade

Para se ter uma idéia, apenas uma loja vende postais da atração, e a cidade toda não é voltada para receber os turistas, com cafés e lojinhas, mas sim para atender a população local.

Rua Principal

Talvez seja por isto que não vi um único turista pela cidade, apenas os locais.... Foi a primeira cidade onde estive em que eu era a única branca andando pelas ruas, foi bastante interessante.

Num primeiro momento, achei-a bastante feia, mas depois "mudei a lente" e acabei achando-a até charmosinha. Saindo das ruas centrais, o resto é tudo de terra, num ritmo de vida mais lento e calmo.


Vista da rua do backpacker

Eles ainda tem o hábito de comprimentar a todos que encontram pelas ruas, e as pessoas são muito simpáticas e conversadeiras. Até estranhei, eu, cria de cidade grande e desconfiada até da sombra.

A grande atração são as Cataratas, claro, mas tem um monte de outras atividades que podem ser feitas, desde passeio de barco pelo rio Zambezi, raftings, bungee jump e voos de helicópteros. Mas tudo é caro demais (conseguem ser mais caros que a Namíbia, OMG) e para completar tive meu cartão de crédito bloqueado então não pude sacar dinheiro e fiquei numa pindaíba danada hahahahaha.


As Cataratas são incríveis, de tirar o fôlego. São uma grande cortina de água com 1,6 kilômetros de extensão a altura máxima de 128 metros.

 
                                                                 (fotos Google)

A melhor época para conhece-las é no final de Junho, quando ainda estão cheias mas não tanto quanto agora, então dá para ver melhor tudo, pois agora a água que "sobe" com a força da queda acaba atrapalhando um pouco a visão em sua totalidade.



Mas eu amei cada pedacinho. Para conhece-la você caminha ao lado dela e fica, literalmente ensopada, é uma delícia! Parecia uma criança brincando na chuva, deixando a água lavar a alma. Me diverti a beça, poderia ficar o dia inteiro ali, admirando tanta belezura :-)

 


Também pode-se fazer uma trilha que leva até um ponto abaixo das cataratas e de onde se tem uma visão muito bonita da ponte Victoria Falls.

         


Em todo o caminho se vê os baboons, que estão por toda a parte e são danadinhos. Era época de cria acho, pois haviam muitos filhotes.



E também se vê muitos arco íris, o que torna tudo meio que um conto de fadas :-)




E ainda, de quebra, vê a maior árvore da Zâmbia, um imenso Baobá.


E estes foram meus companheiros durante esta jornada, amigos holandeses rodando a África.

Anouk e Tom
E para terminar,ilustrando como a mesma coisa pode ter significados diferentes em lugares diferentes:  lembram do cinto que eu ganhei de Meme Dina, parte da tradição Oshiwambo para proteção contra qualquer mal? Então, quando desci do onibus aqui e abaixei para pegar minha mala, um taxista (eu e os taxistas) viu o cinto e começou a falar: " Mulher Africana, eu gosto, gostei de você, quero sair com você". Assustada, ignorei e fui embora. Depois fiquei sabendo que aqui na Zambia este cinto significa "mulher que gosta de sexo é boa de cama". A partir de então tomei muito cuidado em esconde-lo!!!!!!!!!!!!!!!

Música da semana:


Chimtengoncha mango



Nenhum comentário:

Postar um comentário