quarta-feira, 3 de junho de 2015

De volta as origens

O que dizer de Portugal?


Primeiro que nunca tinha tido muita vontade de ir lá. Achava que santo de casa não faz milagre, e por alguma razão nunca me orgulhei das minhas origens portuguesas, sempre priorizei mais a alemã e espanhola e, assim, nunca dei bola para Portugal.

Bom, como uma grande amiga minha casou-se e está vivendo pelas bandas de lá, decidi colocar Lisboa entre meus destinos, e assim, sem aviso prévio, fui tomada por uma cidade belíssima, e arrebatadora em diversos sentidos.

Lisboa é uma cidade linda, aberta, fácil de conhecer e desbravar, fácil de se encantar. Não é pretensiosa nem tem frescurinhas, ela te convida a vivencia-la e se mostra a você em sua totalidade e em sua simplicidade. Amigo, e uma vez que você aceita o convite, está perdido: seguramente se apaixonará por seus encantos.

E de vastos encantos..., tem turismo para tudo quanto é gosto:

- Para quem gosta de história e cultura, tem museus, igrejas, castelos e monumentos.
Praça dom Pedro
Castelo de São Jorge

Catedral da Sé

- Para os bohemios, o fado de Alfama ou o agito do Bairro Alto e Rua Pink



 - Para quem, como eu, adora as alturas, tem vistas incríveis:

Vista elevador de Santa Teresa

Vista do castelo de São Jorge


- Para os andarilhos tem ruas e becos de pura poesia e um povo que não resiste a um bom sorriso:


Alfama

Alfama

Alfama

Para os gourmets, tem um comida pra la de boa, bebidas maravilhosas e, nem preciso falar dos doces! percebi que não gostava do vinho do porto, do bacalhau e dos doces no Brasil... aqui tudo é diferente, saboroso e seguramente saio daqui mais gordinha e mais feliz hahahahahahahaha

Ginginha
Para quem gosta de atividades ao ar livre, tem praia e montanha muito pertinho. Cascais, de praia e sol 

Cascais

Cascais

Cascais
e Sintra, montanhosa e com um "algo a mais" (Ana Rosa, me lembrou SFX), e estão tão pertinho de Lisboa que são quase Lisboa :-)


Castelo dos Mouros

Louca Quinta da Regaleira


Quinta da Regaleira

Me reconheci nos Portugueses em cada momento, seus defeitos são os meus (nossos) defeitos, sua alegria, a nossa alegria, suas tormentas, as nossas. Eles somos nós, e talvez por isto a relutância em vir.... é sempre difícil se olhar no espelho :-)

Mas se enxergar aqui, reconhecer nossas origens, nossa cultura, falar nossa língua, foi um aprendizado e uma vivência mais do que especial

Fui muito bem acolhida em Lisboa, em todos os sentidos: pelos portugueses, pela natureza, pelo clima mas acima de tudo por 2 pessoas muito especiais: Avany, que não me conhecia e me recebeu de coração e braços abertos na sua casa e a minha querida Deborah, que me recebeu em sua família e rotina.


Pegar a Becca no colo e encher de beijos as bochechas gordinhas e risonhas, bater um papo com a Sonia, mulher inteligente e viajada, e ser recebida pelo Bruno, um verdadeiro gentleman, não tem preço.

OBRIGADA UNIVERSO

E atualizando a Mammadu: a criançada foi visitar um asilo e fizeram a mesma peça que ensaiaram para a TV italiana. Alegria para os velhinhos e para a meninada!







Um comentário:

  1. Portugal é lindo mesmo e a ginginha é uma delicia, mais vc esta em Paris que é também uma cidadade maravilhosa que eu tenho muitas saudades, um grande beijo.

    ResponderExcluir