terça-feira, 23 de junho de 2015

Borgarnes - Conhecendo almas coloridas

Bom dia!

Esta foi minha primeira semana de trabalho aqui na Islândia!

Bem, como por aqui não é necessário o trabalho de ONGS, descolei trabalhos num site chamado Workaway. Funciona assim: em troca do seu trabalho, são oferecidos alimentação e acomodação.

Meu primeiro trabalho foi na semana passada. Fiquei 6 dias numa pequena cidade costeira, ao norte de Reykjavik, chamada Borgarnes. A cidade é pequenina, com menos de 2 mil habitantes.

Foto Google

É uma cidadezinha onde todos se conhecem, se ajudam e se cumprimentam. Os pessoas são muito simpáticas, a vizinhança unida e, de uma certa forma, são adoravelmente ingênuos, muito diferente de uma cidade grande. Amei a semana que passei por lá.


Beira do mar


Símbolo da Cidade
Tranquilidade da vizinhança
Detalhe de um dos jardins. Não é fofo demais?

Trabalhei para uma pintora chamada Michelle Bird. Ela é de origem sino-americana e vive na Islândia há dois anos. Uma pessoa alto astral, sorridente, determinada e com alma de artista. Cabeça meio na terra meio na lua.


Foto Facebook

A casa dela é incrível, cheia de grandes janelas, com uma vista de tirar o folego.

Vista da sala

         


O trabalho consistia em ajuda-la no que fosse necessário. Como ela aluga quartos da casa dela para o airbnb, grande parte do trabalho era gerenciar as acomodações, receber os clientes explicando o funcionamento da casa, e fazer a arrumação de tudo quando estes partiam, preparando o quarto para os próximos clientes. Tipo camareira hahahahahaha

Fazíamos em duas, então ia rapidinho. Nada difícil ou cansativo, ocupava entre 3 e 4 horas diárias.
Devo confessar que ela ficou impressionada com o padrão brasileiro de "arrumação".

Num dos dias ela deu um workshop para um grupo de professores de diversas partes da Europa. Neste dia fui mais como sua assistente e fotógrafa,



Também pude ajuda-la com suas pinturas e foi muito divertido. Em Borgarnes todo ano há uma "competição" entre vizinhanças para ver qual delas faz uma decoração  mais legal. Este ano a Michelle se propôs a pintar um mural para a vizinhança vermelha, da qual faz parte.

Fase inicial da construção do mural

E eu, com alguns vizinhos, ajudamos a pintar. Foi muito divertido, deu para conhecer e se relacionar com as pessoas e principalmente com as crianças, que são muito sociáveis e desenvoltas.

O mural é uma mulher lendo um livro. No quadrado do mural estará escrito um trecho do livro que, claro, é um pedação da saga de Egil Skallagrimson, um famoso Viking.

Ajudando a pintar - reparem, de manga curta!!!!!!
Discutindo o projeto com a vizinha
Final do dia 1
Tudo tem que estar pronto até quinta dia 25, quando o juri vai decidir qual vizinhança se sobressaiu e melhor representou a cidade. Depois eu posto uma foto da obra concluída e resultado final.

Outra coisa que amei foi que a gata da Michelle teve cria de 4 gatinhos. Eles estão com 6 semanas e aprontam bastante. Foi uma delicia estar rodeada de filhotes.


 

Foi uma semana muito interessante e diferente e amei minha primeira experiência no workaway. Eu ia ficar com ela 2 semanas, mas como ela teve alguns imprevistos pessoais, acabei ficando apenas 1 semana, de forma que agora tenho alguns dias livres antes da próxima experiência de workaway.

Mas adorei cada minuto, ela é um destes seres encantados que andam por aí, e aprendi a ser mais leve e menos preocupada com as coisas (será?). Obrigada por partilhar sua vida e seu vinho :-)

Ah, e como ela vai iniciar uma nova etapa em sua vida, desejo toda a felicidade do mundo ao novo casal!

Beijocas em todos

3 comentários:

  1. Poxa que legal, a cada postagem que vc faz é como eu estivesse ai estou adorando tudo que está fazendo, mas com muitas saudades um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Espero anciosa por suas narrativas. Parece que estou ai. Aguardo a próxima. Saudade. Bjs.

    ResponderExcluir