domingo, 5 de julho de 2015

On the Road - Livre para viver



Bom dia pessoal

Semana de grandes viagens. Pela primeira vez na vida fiz uma road trip totalmente livre. Tinha disponível uma semana antes de começar no novo trabalho e a Thirza (a alemã da primeira semana) e eu alugamos um carro e saímos rodando a parte sul da Islândia, escolhendo onde dormir pela beleza do lugar e montando nossa barraca onde achávamos ser legal. Foi incrível.

Estrada vista do carro
Nossa Barraca
Nossas Companhias
O conforto não é grande, mas a liberdade é imensa. Dormir onde se quer, sem planejamento, vivendo cada dia de uma vez, se maravilhando com as lindezas do caminho e tomando banho nas piscinas naturais. Me senti muito viva.

O sul da ilha é realmente lindo. Vimos muitas coisas interessantes, e exóticas, e me apaixonei pelo país.

Saímos de Reykjavik em direção a Hofn, uma pequena cidade no sudeste da ilha.

Foto Google


A primeira parada foi numa piscina natural chamada Seljavallalaug. Para se chegar lá é necessário fazer uma trilha de uns 30 minutos e atravessar um rio muito gelado, que, literalmente, congela seus pés. Mas vale a pena, a piscina é deliciosa e a vista, incrível.

Rio gelado na trilha.

Piscina Natural
Por toda Islândia tem vários trekkings a serem desbravados, escolhemos um pelo meio do caminho, que leva ao túmulo do segundo settler da Islândia, um vikking chamado Hjorleifur, que fica no monte Hjorleifshaugur, não muito difícil de fazer, mas bem legal.

No caminho da trilha

Paz no alto do pico

e o mundo pertence a mim!

Já quase em Hofn, uma parada no imenso Glacier Vatnajokull, que ocupa 8% da área da Islândia. Para vê-lo em sua totalidade, somente de helicóptero, mas tem um pedaço dele onde icebergs se soltam e caminham no rio em direção a praia. É de se tirar o folego:





Icebergs que navegam calmamente em direção ao oceano..... deu até para ver focas ;-)

No caminho de volta a Reykjavick paramos no parque Skalafatell, uma paraíso para quem gosta de caminhadas. Tem pra tudo quanto é gosto, desde 30 minutos a 5 dias, e com diferentes graus de dificuldade. Escolhemos uma bem simples, que levava a uma cachoeira linda:
Trilha

Cachoeiras
Nosso destino final seria uma ilha chamada Vestmannaeyjar, mas fizemos uma parada rápida numa montanha onde acredita-se que vivem elfos:

,
Se eu fosse um elfo, viveria aqui ;-)

Também aproveitamos para uma parada rapidérrima no vulcão Eyjafjallajökull, aquele que causou um estrago nos voos europeus em 2010, lembram? 



Olhando ele agora, não parece grande coisa, mas em ação....

Foto Google


Para se chegar as ilhas Vestmannaeyjar tem que se pegar uma ferry. O mar é turbulento e enjoa um pouco. Estas ilhas são conhecidas como o lugar com mais vento na Europa...... e é verdade. Gente, venta demais, fica até um pouco irritante.

Tudo isto para ver a maior colônia de puffins da Islandia, um pássaro muito bonitinho que tem por aqui. Eu achei que chegaríamos lá e veríamos uma enorme colônia deles, prontinhos, nos esperando e posando para fotos. Hahahahahahaha

Mas, claro,  não foi bem assim. O lugar estava vazio porque todos estavam voando, fazendo o que quer que seja que fazem. Deu para ver um ou 2 de longe, o que foi legal, mas fiquei meio despontada.

Aqui que eles vivem

Bonito né?

Foto Google: bonitinhos né?

O arquipélago é composto de 14 ilhas, sendo que apenas a Heimaey é povoada (amis ou menos 7500 habitantes e a maior renda per capita da Islândia).   

Fica localizada entre dois vulcões. Na última erupção 30% da ilha foi destruída pelas lavas. Gente, porque as pessoas continuam morando neste lugar, com vulcôes e ventos fortes?

Cidade entre dois vulcões
Casa tomada pelas cinzas do vulcão

Um dos vulcões


, u
Cidade Simpática
Finalmente, de volta a Reykjavik, antes de iniciar minha próxima parada: trabalho pelas próximas 3 semanas, um pit stop para comer um hot dog, iguaria muito apreciada por aqui. 

Fui no Bæjarins Beztu Pylsur, o vendedor de hot dogs mais antigo da Islândia, operando desde 1937 e eleito o melhor hot dog da Europa. O lugar ficou famoso, pois o presidente Bill Clinton passou por aqui durante sua visita e disse ser melhor que o hot dog americano..... e, apesar de não ser nada fã de hot dogs, tenho que admitir, é maravilhoso.


Também topei um desafio bem interessante: entrar no mar gélido de Reykjavik!!!!! São apenas 10 graus e realmente exige muita força mental para encarar.  O começo vai, mas aos poucos as pernas ficam dormentes e você não sente mais os pés.


O bom é que ali do lado tem uma providencial piscina termal, aí você esquenta rapidinho.....

Apressadinho na foto hahahahaha

Acabaram as férias da Islândia, começo o trabalho, 3 semanas de trampo..... depois conto como foi...

Ah, e minhas crianças da Mammadu continuam com a bola toda

Saudades destes pequenos :-)

Um comentário:

  1. Vc esta vivendo mto intensamente este período de sua vida. Aproveite mto. Saudade. Bjs

    ResponderExcluir