quinta-feira, 14 de maio de 2015

Adeus a Mammadu....buáááááááá!

Bom dia pessoal! Esta é uma postagem especial pois estes foram meus últimos dias na Mammadu.

Um misto de sentimentos me invadem: alegria por iniciar uma nova etapa na viagem, tristeza por deixar estas crianças que já considero como parte de mim. Conheço suas carinhas, expressões, o que as deixará tristes e o que as deixará felizes. Do que gostam de comer, de fazer, de suas risadas e de suas alminhas. São crianças lindas que sempre estarão comigo.

Victoria, Kazuko e eu

Imagino que em 10 anos lembrarei delas e divagarei sobre como estarão e o que fizeram de suas vidas, que adultos se tornaram.....Meus bebês.

Foi uma experiência incrível, muito melhor do que imaginei, e muito mais fácil também. A receptividade com que me aceitaram, a entrega com que se relacionam, a verdade com que vivem muito me ensinaram e espero levar estes ensinamentos comigo sempre.


Teacher e os pequeninos

Para me despedir deles fiz um bolo caseiro e brigadeiros, que nunca haviam provado. Foi uma alegria, tanto entre a criançada como entre os staff. Afinal não tem coisa mais gostosa que um brigadeiro todo decorado né?


Festa do Brigadeiro
Também comprei uma lembrancinha para cada um. Queria dar roupinhas novas, de inverno (sim, The Winter is Comming) mas ficaria muito caro. Acabei comprando pulseiras para as crianças e colares para os adultos.

Como parte da despedida formos ao Jardim Botânico. Um lugar no coração na cidade, com 11 hectares, repletos da flora local.


Foi muito legal ir com a meninada, tivemos picnic e muitas risadas. Depois os levamos ao Museu da Independência onde piraram no elevador panorâmico. Queria ter filmado a reação deles, tão encantados com aquilo, dando risadas e gritinhos de animação, mas acabei ficando tão hipnotizada que esqueci de filmar...... Foi lindo demais.

Augusto, Denis, Linda, Carla, Kazuki, Victoria e Aruma
Conseguir se colocar no lugar deles e ver as coisas pela primeira vez, com o entusiasmo de uma criança é algo que não quero perder nunca. E muito feliz me faz estar pertinho deles e redescobrir estas pequenas alegrias escondidas em eventos tão "banais" quanto um picnic ou um elevador.

Ganhei um presente da querida Meme Dina, nossa cozinheira e força motriz da Mammadu. Ela me deu um cinto típico da tribo Oshiwambo, que eles usam desde bebezinhos e serve para proteger contra o Mal. Deve-se usar sempre, debaixo da roupa. Sigo cada vez mais protegida nesta viagem, adicionando carinhos novos aos que eu trouxe comigo do Brasil.....

Oshiwambo belt
Denis, o mais arisco deles, me fez uma bonita canção, tocada no violão, dizendo que sentirá saudades, me emocionei bastante.....


Denis
E Aruma, minha florzinha, me fez um cartão lindo demais, diz assim: I love Gabi, Gabi is beatiful, Gabi is very happy all the time. I will miss you so much Gabi. I hope you will came back soon. From Aruma to my Gabi. Love you... aí chorei né?


                                  

E como parte da despedida, meu testemunho que esta é uma ONG séria, tocada por gente assim como eu e você e com um imenso amor por cada uma das crianças. Fazem tudo o que é possível para causar um impacto positivo na vida delas.

Se vocês quiserem ou puderem ajudar, tenha certeza que qualquer doação será muito bem vinda. Deixo aqui uma forma bem fácil que é doar através do cartão de crédito, pois com transferência bancária fica muito caro.

Global Giving Mammadu

http://www.globalgiving.org/projects/education-nutrition-health-and-safety-to-40-kids

A Global Giving é uma organização que junta, no mesmo site, pessoas que querem doar e contribuir com organizações que precisam de contribuição, facilitando a troca monetária e de informações. É super seguro, e já estou contribuindo :-)


Mammadu staff: Agnes (founder), Meme Dina (Cozinheira) Meme Azira (limpeza), Junias (teacher)

"My kids": Sesiria, Vandaa, Olívia, Uzuvira, Mekupi, Petrus, Aruma, Kazuko, Victoria, Denis, Kevin, Muinjo, Augusto, Josua,

Mammadu designer: Okeri (weelchair)

Mammadu Voluntárias: Linda, Carla, Isabela, Sophie, Jane, eu!

                                



Um comentário:

  1. LegalGabi. Deve ter sido mto emocionante a despedida. Vai pra onde agora?

    ResponderExcluir