domingo, 26 de abril de 2015

Notícias da Cidade

Olá a todos!

O ser humano realmente é bastante adaptável. Já se foram quase 2 semanas de estadia na Namíbia e as coisas começam a entrar na rotina diária e já me sinto em casa. Consigo até me imaginar trabalhando e morando por aqui.

Algumas vezes por semana vou correr, o que é ótimo para conhecer mais e mais a vizinhança. Mas tudo é tão cheio de sobe e desce que as perninhas ficam cansaaaaadas. Espero que fiquem durinhas também! Hahahahahaha

Aos Domingos faço ioga, e até descolei um lugar para aprender alemão e outro para praticar tennis. Mas decidi não fazer nenhum dos dois. Um, eu não teria tempo de aprender e o outro... bem deixa para quando eu voltar ao Brasil :-)

Fui conhecer o centro da cidade que é bem pequeno mas bastante bonito e limpo. O centro tem uma boa mistura de turistas e locais, e mescla lojas de luxo  com outras de preços mais acessíveis, ficando uma combinação interessante. É como se juntasse o centro de São Paulo com os Jardins numa mesma área.


Esta é a Christuskirche (ou Igreja de Cristo), foi construída em 1907 e é um dos marcos da cidade, ficando no alto e podendo ser vista de diversos pontos. Sempre a uso como referência para não me perder. 

Logo ao lado fica o Museu Nacional da Namíbia, estabelecido num antigo forte, provavelmente uma das construções mais antigas da Namíbia, datando de 1890. 


Pelo que pesquisei no google, contém  coisas interessantes sobre a história da Namíbia, mas eu só encontrei turistas e este cavaleiro, que já viu dias melhores.


Praticamente grudado a este museu tem o Museu da Independência, um moderno prédio que domina a paisagem. É interessante ver duas construções tão antagônicas, uma ao lado da outra! Ao subir você tem acesso ao um terraço com uma bonita vista de Windhoek.


Este senhor aí na frente é o Sam Nujoma, primeiro presidente e "fundador" da Namíbia, uma das peças chaves na Independência deste país, conquistada a duras penas em 1990 da África do Sul, que matinha o país sob o terrível Apartheid. 

A história do país é bonita e triste. Os sul africanos fizeram muito mal, piores que os colonizadores alemães, destruindo toda a estrutura societária. Em contrapartida, deixaram estradas e o único porto que possuem, em Walvis Bay.


Olha a igreja lá ao fundo..... 

No meio do centro da cidade tem um parque, chamado de Zoo Park. É legal ter um espaço tão verde em pleno centro. E as pessoas ficam lá, sentadas, conversando. Muito agradável mesmo.



Outro ponto turístico interessante é o Namibia Craft Center, uma antiga cervejaria que agora abriga um centro de artesanato muito bonito. Cada coisa legal que vende lá! Pena que não tenho como comprar e carregar pelo resto da viagem.




Na parte de cima, existe um café onde pode-se comer coisinhas leves e gostosas. Hoje experimentei um wrap vegetariano muito saboroso! Aliás, ser vegetariana aqui é difícil pois como eles produzem muitas poucas coisas, quase todos os legumes, verduras e frutas são importados da África do Sul e acabam custando muito caro :-O


Uma coisa ruim... fui roubada. Marquei bobeira nas ruas e algum gatuno abriu minha mochila sem eu perceber e roubou minha carteira. Ainda bem que só tinha um cartão de crédito, o dinheiro estava em outro lugar. Agora estou esperta, prendi o zíper e só a carrego na frente. Quero ver mecherem nela agora!



E para não deixar de dar notícias das minhas crianças, esta semana levamos o Kevin ao oculista. Ele estava apavorado. Dissemos várias vezes que não ia doer, que não ia ter injeção, mas ele continuava com muito medo. No final viu que nada aconteceu e voltou a sorrir, orgulhoso dos seus óculos novos que o deixaram com cara de "Doutor".


Tudo é pago pela Mammadu: dentistas, médicos e até mesmo escola privada para as crianças maiores. A Agnes realmente é uma Mamma :-)

A novidade desta semana foi este kit, que eu não conhecia e que fez o maior sucesso entre a meninada. Confesso que também me diverti fazendo braceletes.... é uma boa brincadeira! Me distraí tanto que esqueci de tirar foto deles brincando hahahahahaha




Tenho ajudado a cozinheira, a querida Mamedina. Ela acabou gostando bastante de mim, e já disse que vai sentir muitas saudades. è uma fofa, de cara brava e coração mole, e uma das peças fundamentais da Mammadu.


Aqui ela quis provar meus óculos, para ver se também ficava com cara de "doutora". :-) :-) :-)

Esta semana levaremos as crianças a uma piscina pública aqui de Windhoek, e organizarei uma sessão cinema\pipoca, depois conto como foi!

beijos e até a semana que vem!

3 comentários: