segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pura Vida Mae - o saber viver dos ticos

Bom dia pessoal!

Estou aqui na Costa Rica, país pequeninho da América central, mas grande em diversidade de paisagem e no sorriso dos ticos que aqui vivem.

Aqui vivem a pura vida, uma expressão mega usada por todos, normalmente como resposta a um " Hola, como estás?" " Pura Vida, Mae". Significa viver simplesmente, bem-estar, alegria, não preocupar-se, não estressar-se, viver o agora. Adorei. Quero ser pra sempre pura vida :-)

detalhe em construção da fazenda Villa Mastatal

Minha estadia aqui começou em San José, a capital. É uma cidade localizada no meio de montanhas, mas nada especial. Nem bonita nem feia, apenas uma cidade relativamente grande. Fiquei pouco, apenas um dia, e parti para meu trabalho na fazenda.

Vista aérea San José - foto google
Toma onibus, desce em Puriscal, espera horas, pega outro onibus para Mastatal e depois de uma dia de viagem chego ao destino.

Meu trabalho seria na Villa Mastatal, uma fazenda de pequeno porte, de plantação de subsistência, orgânica. A fazenda fica dentro do Parque La Cangreja, num lugar lindo, rodeado de verde. O trabalho começava as 8:00 e ia até as 12:00 e era bastante suado e variado

Trabalhando como pedreira, cavando e nivelando para a construção de uma nova cabana:


Colocando o café para secar...


Fazendo a manutenção dos canteiros da horta...


Plantando...



Pintando....

Cavando uma  fossa...




Colhendo....



Item essencial, uma boa galocha, para a chuva e para a lama diária



Eramos inicialmente um grupo de 13 voluntários, e depois agregaram-se outros 7. Nem preciso dizer que a maioria tinha entre 18 e 20 anos.... é que é um costume europeu que entre o fim do colegial e o início da faculdade, eles tiram um ano para viajar por aí...

A galerinha era super legal e nos demos super bem. No começo estava preocupada se ia me adaptar e também não queria ser tipo "velha entrona", mas nos demos super bem e com eles reavi uma certa leveza e alegria de viver, um brincar. Foi muito bom.

A vida na fazenda é simples, depois do almoço, uma rápida siesta e depois dar um rolê na "cidade" de Mastatal (tipo assim, uma vila com 15 casas...).


Indo para a cidade
Até frequentamos a igreja...
Cachoeira ali pertinho, bons banhos...

cidade de Mastatal
e uma cervejinha no bar local que ninguém é de ferro :-)
Passávamos a noite conversando, jogando cartas e vez o outra sessão de cinema com pipoca. Aprendi um monte de jogos novos e me diverti a beça. Sério, estes 15 dias na fazenda foram muito legais, apesar de no final eu ter ficado muito doente, com uma gripe enorme que durou um montão.

Noite de Pizza Caseira

No forno a lenha hummmmmmmm

Num fim de semana fomos ao Parque Manuel Antonio, com uma praia linda. Foram dias leves e divertidos, como a juventude :-).


caminho da praia
Praia
Lisa, minha amiguinha alemã de 18 anos :-O
A região do parque é linda, vê-se muitos animais, assim na rua mesmo, a gente se sente bem no meio da natureza, um bem estar incrível



Delícia acordar e encontrar estes bichinhos :-) :-) :-)

Quando chegou meu momento de partir, ganhei cartinha de tchau, que me deixou super emocionada, e uma das meninas disse que quando ficar adulta quer ser igual a mim, hahahahahaha.




Saí de corpo doente e alma repleta, rumo ao novo emprego, num hotel perto de uma praia chamada Carrillo.

Galerinha show de bola
No hotel o trabalho inicia as 7 da matina, preparando o salão para o café da manhã, e depois é variado: recolher as folhas que caem pelo chão, manter os caminhos do hotel, pintar os coqueiros de branco, pintar os canteiros, limpar, enfim, qualquer coisa que precisem.

Piscina do hotel

Salão do Café
Coqueiro que precisa de pintura....super Gabi vai entrar em ação!

O hotel tem delicinhas também!

Mamãe e seus gatinhos fofos

Bambis

Macaquinhos barulhentos

A tarde normalmente vou a praia, as vezes correndo, as vezes andando, as vezes pedindo carona....mas vale a pena, a praia de Carrillo é linda demais

Palmeiras e mais palmeiras
 
e haja palmeiras


Por do sol é um espetáculo a parte....

A noite ajudo um pouquinho no bar do hotel, que é sempre uma festa. O engraçado é o contraste. Na fazenda eu era a mais velha e aqui sou a mais nova, hahahahahahahaha, os clientes todos são mais velhos, em geral americanos ou canadenses, que passam o inverno aqui, mais agradável que na neve né?

Glen, canadense

Jim, americano

Jantares Coletivos
E assim meus dias aqui na Costa Rica se vão, lentamente, num ritmo próprio. Gostei bastante da Costa Rica,muito verde, muita natureza e muita pura vida.

Um país com uma placa destas só pode ser legal né?

mas também esconde perigos!

Esta é minha última semana por aqui, trabalho até quinta e parto para uma cidade chamada La Fortuna, com o famoso vulcão Arenal, ainda ativo. Depois disto volto ao meu país, mil emoções ao mesmo tempo, me confundindo.... mas isto é matéria de outro post!

Beijos e até lá












Nenhum comentário:

Postar um comentário