sábado, 9 de maio de 2015

E começa Maio... Feliz dia das mães!

Oi Pessoal,

Maio aqui também é lindo, de um céu azul profundo! Tanta beleza me trouxe memórias e muitas saudades do Brasil e o início da semana foi meio triste...acho que juntou TPM também, sei lá, mas deu uma vontade de ver meus amores brasileiros....humanos e felinos!

A semana foi passando, as coisas acontecendo, e logo estava feliz de novo, indo trabalhar contentinha e ensolarada.

Sol da manhã a caminho do trabalho

Foi uma semana mais curta pois tivemos feriado aqui na Sexta e na Segunda, então a cidade estava vazia e tranquila. Pensei em aproveitar para conhecer alguns lugares em que não havia estado como o Jardim Botânico e o Museu de arte mas adivinha só...... fechados por causa do feriado.

Aqui tudo fecha quando é feriado, inclusive o mercado e o shopping, Não acho ruim, afinal todos merecem um bom descanso, mas quando a gente vem de uma cidade como São Paulo, acha estranho.

Acabei indo no cinema (que sim, funciona mesmo nos feriados) assistir Avengers (Vingadores) e depois comer algo rápido num café moderninho, no shopping mesmo, que tem um terraço super agradável.

Foto do Google: sacada do Newscafe

O lugar é descolado, assim como os frequentadores, e o que me chamou a atenção foi a quantidade de negros lá. Quer dizer, em São Paulo você não vê tantos negros frequentando lugares mais caros, mais descoladinhos, e quando comentei isto com o Anton ele arregalou os olhos e me perguntou: Onde vocês colocam eles?                          


Isso mesmo....onde a gente coloca eles? Tem algo mesmo muito errado neste nosso país..









By the way, estou encantada com o cabelo das negras aqui. São tantos penteados diferentes, cheios de tranças estilosas.... Acho lindo demais. Nas crianças então, fica uma delícia.

           

Arícia, uma das integrantes do staff da Mammadu concordou em fazer uma destas tranças (braids, como chamam aqui) em uma das voluntárias. Leva horas para ser feito, e segundo a Sophie dói um tanto.... pois é, mulher é mulher em qualquer canto, o que não fazemos pela vaidade :-)

Arícia e Sophie

E apesar de Arícia ter feito um trabalho incrível, na verdade não fica tão legal em nós, branquelinhas. Falta estilo sei lá...












E na Mammadu, aproveitamos o dia das mães para ajudar a criançada a fazer um cartão para suas mães. Comprei cartolina, canetinha e gliter e passamos algumas horas nos divertindo. Todas quiseram corações colados em seu cartão, muito fofas. Fizemos também um cartão gigante para a Agnes, a fundadora e grande coração por trás da Mammadu. Ela ficou emocionada... nós também.


       

Ah... teve festinha aqui na casa dos meninos. O combinado era chegar lá pelas 18:30 e olha só que incrível....o povo sai do trabalho as 17:00 e dá tempo de ir pra casa, tomar banho, e ir pra festa, chegando as 18:20!!!!!!!!! WOW, se São Paulo fosse assim.....

O combinado era cada um levar alguma coisinha, então preparei uma bruschetta, que eles não conheciam (!!!) e que fez sucesso. A bebida oficial foi o Glüwein, um tipo de vinho quente muito gostoso, e que eles tomam bastante por aqui durante o inverno.

                             


Me diverti bastante, apesar de, depois de tanto vinho, eles trocarem o inglês pelo africâner e eu não entender nada, mas com tanto vinho, dei muita risada mesmo assim.

Armand, Rolf, Anton, Caroline

 E para terminar um capítulo a parte no cotidiano desta cidade: os taxis.

Bom, aqui inexiste transporte público então ou você tem carro ou tem que usar taxi para se locomover. Os taxis aqui são compartilhados por até 4 passageiros, numa espécie de "van coletiva" e muitas vezes eles se negam em te levar aos lugares, especialmente se for longe demais (o que as vezes torna minha vida difícil para ir trabalhar).

Eles não são sinalizados com placas de taxis no capô mas sim com números grudados na parte traseira, o que é insano pois ao olhar de frente você não percebe se é um taxi ou não.


O melhor jeito de conseguir um taxi é ficar parada na rua. Quando eles passam por você eles dão uma buzinadinha e se você der sinal eles param para que o local seja negociado (param em qualquer lugar, uma doidera).

Como você divide o taxi com outros, nunca sabe exatamente quanto tempo levará sua corrida, pois depende de quantas paradas anteriores o taxi fizer. Eu já levei de 20 a 50 minutos de casa até o trabalho, e não era por trânsito não :-)

Em geral só tive boas experiências com os taxis, apesar de 3 taxistas já terem insistido que eu deveria ter um namorado aqui na Namíbia e que eles estavam dispostos a assumir o cargo, afinal, é importante para uma mulher ter um homem que cuide dela.


Mas esta semana tive uma experiência super irreal. No taxi haviam uma mulher e eu, e no momento em que o taxista deixou a mulher no local desejado houve uma discussão entre eles por causa do preço da corrida (que deve ser combinado antes, não existe taxímetro) e depois de um tempo o taxista ficou muito nervoso, empunhando o dedo na cara da mulher, que acabou saindo do taxi sem fechar a porta (um sinal de protesto). O cara não teve dúvidas, saiu do taxi e bateu na mulher :-0

Eu fiquei paralisada. Tive vontade de ajudar a mulher mas ao mesmo tempo não ia me meter numa briga, ainda mais num país que não é o meu.... Acabei não fazendo nada e o taxista entrou, reclamando da mulher, furioso. Quando ele me deixou num lugar próximo ao trampo, mas não exatamente no trampo, nem argumentei. Desci do carro quietinha e aliviada e peguei outro taxi para completar a jornada.....

Inimaginável uma situação destas na minha terrinha.....

Para encerrar, FELIZ DIA DAS MÃES a todas as mulheres
 mães de humanos, felinos, caninos e afins!


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gabys, que coisa linda amiga...eu tbem la em Viena, achei otimo tudo fechar no feriado (em Floripa-Brasil, ainda tem dessas, acho o maximo), a gente q se organize para nao faltar nada.......ainda bem q há cinema! Gostou do filme?
    Quanto ao transito, hoje é sabado, e meu DEUS, que tristeza ontem pelos meus amigos que enfrentaram quase 4 horas de transito para chegarem em casa (tudo postado no face... quase ainda bem pela ferramenta), isso nao é muito esquisito?
    Acho as negras lindas,,, com seus cabelos arrumados da melhor forma que podem...
    Meu Deus, que pegunta é essa? Onde os colocamos (os negros)?
    E dai sempre, todo dia, toda hora, tento deixar de lado o preconceito... por qualquer coisa.....as pessoas (eu as x, afff) ainda os temos, quando... quando ainda julgamos, criticamo.. senhor livrai-nos desse mal!
    Ah, que maximo, esse carinho, deles terem se colocado a postos do cargo....deixando o feminismo de lado.. sou meio hipócrita nesse quesito, quero os beneficios dos dois lados... um cavalheiro, que me deixe sair com as amigas.......aff, tenho muito o que aprender ainda.....tentando!
    Bem parece que já sabendo que temos que negociar a corrida não vamos levar safanões... (nao que isso seja valido de nenhuma forma), mas parece q ela ignorou a necessidade.......! Você fez certo ou não, mas como sempre tem uma intenção positiva para aquele que o pratica, foi melhor mesmo......Se cuida amiga! te amo, e suas experiências me fazem pensar!

    ResponderExcluir
  3. Li, pois é, eu sempe negocio antes de entrar, para evitar problemas, mas sei lá, sair socando as pessoas não é legal..... A pergunta foi de surpresa, do tipo... Como assim não tem negros nos lugares que voce frequente? Eles estão mega acostumados a ver negros em todos os lugares então ele achou estranhíssima minha observação... e é mesmo né? E eu também quero o melhor do feminismo com o melhor do cavaleirosmo, tamo junto aprendendo amiga.....

    ResponderExcluir
  4. O combinado não é caro..e vamos acostumar pelo amor de Deus com a diversidade... e então. vamos deixar a diversidade fluir...a minha ainda assim perdida.. a sua ainda desejada... encontrando cada um o q quer!

    ResponderExcluir
  5. Gabi, estou adorando a sua experiência. Vai dar até pra escrever um livro qdo vc voltar. Saudade. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gabi, achei lindo tudo que postado,saudades e mil beijos.

    ResponderExcluir