sábado, 8 de agosto de 2015

A doce Itália

Bom dia!

A caminho da Índia, com frio na barriga mas muito feliz.

Estas duas últimas semanas foram passadas na Itália, em ótima companhia, clima de romance total. Depois de quase 4 meses na estrada, foi interessante rever alguém tão próximo. Quero dizer, mudei um pouco durante a viagem (ou ao menos estou tentando trabalhar umas coisas em mim) e o mesmo vale para o outro.

Como seria o reencontro depois de tanto tempo comigo acostumada a tendo que me virar e a ter que fazer tudo por mim mesma?

Os primeiros dias foram diferentes, com alguns acertos de ambas as partes, e logo tudo estava bem, como se não tivéssemos estado longe. Foram duas semanas incríveis!

Uma vez eu li que para uma relação a longa distância dar certo é necessário fé, vontade, amor e respeito. Acho que temos tudo isto e sou muito feliz de ter encontrado uma relação tão legal.

A Itália é linda, de uma maneira diferente da Islandia, mas ainda assim arrebatadora.

Toscana - Itália: imensos vales verdes com diferentes plantações

Na primeira semana ficamos baseados na cidade de Florença e rodamos pelas redondezas, conhecendo a Toscana. Dias de turismo intenso.

Florença é uma cidade de menos de 400 mil habitantes e a maior da região Toscana. Foi a cidade berço do Renascimento Italiano e é considerada uma das cidades mais lindas do mundo.

Uma das coisas que mais me impressionou foi a Basílica de Santa Fiore. É absurdamente linda e gigantesca, e se impõe na paisagem. Levou mais de 6 séculos para ser construída, iniciando em 1.293. Nenhuma foto faz jus a sua beleza, mas aqui vai uma tentativa:

Basílica Santa Maria del Fiore vista a noite: foto google


Lá do alto pode-se ver toda Florença:

Vista do alto da Basílica
Fiquei contente também de ver o Davi de Michelangelo, na Piazzale Michelangelo, um lugar que oferece uma vista incrível de Florença.

Florença ao entardecer
A obra original, em mármore está em um museu, mas ver a cópia em bronze, foi emocionante.

Davi, momentos antes de enfrentar Golias
Explorada Florença, fomos conhecer cidades próximas. Primeira parada Livorno, considerada uma cidade ideal na época do Renascimento. Particularmente não vi nada de mais na cidade e acabamos nem explorando muito. Mas foi legal ver o mar após tantos edificios em Florença

Pertinho dali está a cidade de Piza, que também não explormos em detalhes, mas que tem a famosa torre. Não estava nem aí para a idéia de conhece-la, mas ao chegar lá a torre me arrebatou! Que coisa linda!!!!!!!! Ficamos um tempão ali, olhando aquela construção tão linda.

Até hoje ainda não foi encontrada uma solução definitiva para a inclinação da torre, ou seja, ainda corre-se o risco de tudo desabar.



Também pertinho está a cidade de Lucca, que gostei muito. Sabe estes lugares que voce se sente imediatamente em casa? Então, é Lucca. A cidade é plana, coisa rara por ali então.... alugamos uma bicicleta e fomos, literalmente, nos perder por ali!

O centro da cidade é em formato oval, tradição romana, e ali lutavam os gladiadores. Hoje é tomada por lojas turísticas.



No dia seguinte fomos para uma das cidades mais bonitas em que estive: San Giminiano. Nasceu no século 10, no alto de um morro de 334 metros de altura e é famosa por suas belas torres.


De cima de uma delas pode-se ter uma bela vista da cidade



Também é la que está a famosa sorveteria Dondoli, que ganhou por diversas vezes o premio de melhor sorvete do mundo. Realmente a consistencia deste sorvete é imbatível. Valeu cada quilinho extra!

Refrescadas pelo sorvete, seguimos em direção a Volterra, pequena cidade medieval, cheia de subidas. Chegamos no final do dia, então demos um role basiquinho. A cidade é pequenininha, de ruas estreitas e gente agradável.




No dia seguinte, meu aniversário, pesseamos por Greve de Chianti, na famosa região de vinhos italianos.

De lá fomos para Siena. Segundo a lenda foi fundada pelos filhos de Remus (lembra da aula de história? Remus e Romulus foram criados por uma loba....). Existe uma "rivalidade" entre Siena e Florença, dividindo até mesmo os turistas.

Lá existe uma linda catedral, que, embora num estilo diferente da de Florença, impressiona bela beleza e riqueza de detalhes.

Outro ponto alto de Siena é o seu centro histórico, tomabdo pela Unesco. Lá tem uma enorme praça chamda Piazza del Campo, em formato em D, inclinada como um anfiteatro.




Eu, particularmente, estou no time dos que gostam mais de Florença :-)

O fim da tarde foi de comemorar meu niver em uma degustação dos famosos vinhos Brunello de Montalcino...não poderia ter sido melhor!

No dia seguinte partimos em direção aos Lagos, com uma pequena parada, meio improvisada, por CinqueTerre.

Ah....... que bom que improvisamos! Cinque Terre é maravilhosa, uma preciosidade no mar Italiano, na Riviera Ligure e é composta de 5 cidades: Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Nossa base foi em Vernazza, e apesar de termos ficado pouco tempo, me encantei. Numa proxima visita este lugar merece ao menos uma semana!

Vernazza, vista do mar
Fizemos um passeio de barco com umas italianas meio doidas, e um marinheiro espanhol, muito tranquilo e simpático. Ah..... vontade de ficar mais


Bom, muito tempo e algumas perdidas depois chegamos nos Lagos, norte da Itália, Lombardia. Aqui ficamos em Perledo, no alto do morro, na cidade de Varena e foi uma semana show, de curtir "praia" nos lagos e fazer caminhadas morro adentro.

Vista de Perledo
Caminhadas mata adentro

Cidades de Pedra pelo caminho
mais vista linda
Até fantasma pelo caminho :-)
Demos também um pulinho em Lugano, na Suiça. Cidade já com cara de cidade, mas com um imenso lago lindo. Moraria lá, acho eu!


Bom, hora de partir.... A despedida foi difícil, deu até vontade de não seguir a viagem, choros e a certeza que nosso póximo encontro, já no Cambodia, será incrível!


Estou agora na cidade alemã de Colonha, bastante interessante, com uma pegada mais urbana e metrópole do que as cidades onde estive antes por aqui.

Ontem fui no casamento de um colega de trabalho do meu anfitrião. O casamento era com uma garota metade alemã e metade tunísia e foi bem interessante pois, em determinado momento, todos estavam dançando ao som de músicas "tipo àrabes" e se divertindo bastante. Foi um casamento super simples, despretensioso, completamente diferente.

Todos me receberam super bem e se esforçavam para falar ingles comigo e tivemos até salva de palmas na hora de ir embora :-)

De coração cheio parto para a India amanhã, com muitas incertezas e bastante expectativa.

Conto as coisas de lá no próximo post



4 comentários:

  1. Ciao Gaby, come stai?

    Fico muito feliz em saber que vocês gostaram da minha terra!

    Espero que a sua viagem continue cheia de surpresas agradáveis e que, ao final dela, você se considere uma cidadã do mundo...

    Un bacione dal tuo ex-vicino!

    Marco :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-) :-) :-) Amei sua terra, e a lingua! quero aprender Italiano!

      Excluir
  2. Gabi estou vendo que essa viagem está fazendo mto bem a vc. Adoro os posts que vc escreve e a cada um sinto-me como se estivesse fazendo a viagem. Recebi e adorei os seus postais, os quais são lindos. saudade grande. bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gabriela estou adorando a sua viagem e como estivesse ai com vc,saudades é um grande beijo.

    ResponderExcluir