sábado, 19 de setembro de 2015

Amigos em KL e magia em SR!!!!!!!

Olá pessoal

Boa sexta feira a todos! Fim de semana chegando!!!!!

Aqui foram duas semanas agitadas, uma em cada país :-)

A primeira passei visitando amigos mais que queridos, Thiago e Carol em Kuala Lumpur. Fui a primeira visita deles e eles fizeram me sentir uma princesa, tratada com toda a pompa.

Foi uma semana de muita conversa, risada, trocas de experiência e, é claro, turismo. KL é uma cidade nova e moderna, multi-étnica e apressada. É um lugar bem interessante, de prédios altos e grande diversidade cultural.

3 patetas na famosa Petrona Tower

Esta diversidade se reflete na maneira de se vestir, na comida e na religião. Em um dia especialmente cultural, visitamos uma mesquita, um templo hindu e, um templo taoísta. O país é muçulmano, mas não radical, e convive bem com as demais religiões.


Bonita mesquita no centro de KL
Assim como a Índia, é bem quente, mas diferente de lá, em todo lugar tem ar-condicionado, então não se passa muito calor. As motocas não são uma constante, mas sim os carros, então os congestionamentos são grandes também. Até mesmo porque a maioria das pessoas não mora em KL, que é uma região pequena, mas nos arredores, então o ir e vir nos horários de pico é complicado.

Talvez por causa do calor, a vida acontece a noite. E não digo a vida noturna de barzinhos e restaurantes. Tudo acontece a noite. É normal ver famílias andando e fazendo compras de coisinhas as 22h ou 23h. É uma cidade viva e vibrante.

Tomando uma cervejinha em Bandar - KL
Apesar de ter gostado, achei a cidade meio "fria", padronizada, sem personalidade, por assim dizer. Não é uma cidade aconchegante. É bem uma cidade de negócios mesmo. O legal é que, a poucos quilometros do centro, já se vê mata, florestas e verdes, então a selva de pedra não fica opressora!

Pertinho dali tem um lugar que achei encantador. Chama-se Batu Caves e é um templo hindu localizado em uma caverna. Bem bonito mesmo. E eu, que estava com saudades dos pujas indianos, assiti a todos!



 Foi uma semana muito legal, de encher o coração. Agradeço ao casal pelo carinho recebido. Saí já com saudades e vontade de ve-los de novo!!!!!!

eu já estava sentindo falta do colorido hindu!
Saindo de lá, cheguei no Cambodia, para uma semana de preparação antes do início do trabalho voluntário. meu ponto inicial foi Siem Reap, uma cidade tranquila, voltada para o turismo.


Eu não fiquei no centro, mas sim a uns 3 kilometros de distância, já numa parte meio rural. Adorava pedalar pelas estradinhas e ver as inúmeras plantações de arroz, as vaquinhas (elas estão por aqui também, mas num contexto diferente), as crianças pedalando....

As vaquinhas me perseguindo

plantação de arroz
O grande ponto de interesse de SR é o complexo de templos de Angkor, declarados pela UNESCO como patrimônio cultural. Eu passei um único dia lá e é impressionantemente lindo. Eu não tinha idéia que era tão grande e verde e imponente. Foi a grande obra deixada pelo império Khmer, resultado dos delírios do imperador Jayavarman II, que se auto-declarava "Monarca Universal". Nada pretensioso né?

Primeira vista de Angkor Wat... é de tirar o folego
Angkor Wat é o principal templo, e o maior também. Originalmente era um templo hinduista, mas depois que o budismo passou a ser religião adotada por aqui, virou um templo budista, ainda ativo, ou seja, há monges vivendo lá.....


O templo é enorme e não cabe na foto. Aqui uma visão lateral
A grande experiência é estar la cedinho, para ver o sol nascer. Mas como vim visitar na época das monções, de chuva, o sol nem nasce..... mas aqui uma foto de como seria em um lindo dia de sol, para dar água na boca

foto google
No complexo há dois percursos: o que eles chamam de short loop, com os principais templos e 15 kilometros, e o big loop, com todos os templos e 36 kilometros. Como eu fui de bicicleta e ia ficar só um dia, escolhi fazer o pequeno circuito para poder conhecer bem cada templo, ao invés de ficar tresloucadamente andando de um templo ao outro.

O caminho entre os templos é bem agradável, muito verde.

entre templos

e pontes cheias de imagens e significados


O pequeno circuito compreende além do Angkor Wat, o Bayon, que é bem interessante, com os muitos rostos (216) esculpidos em pedra!




Mas o que eu mais gostei nem é o mais impressionante, arquitetonicamente falando, mas sim por causa da natureza que, literalmente, está tomando o templo de volta para si. Existe hoje uma polêmica se deve-se ou não restaurar o templo, tal como era, em nome da fidelidade, ou deixar a natureza seguir tomando-o..... e gosto da segunda opção, mas façam suas escolhas :-)


O templo é todo meio acabadinho, meio verdinho de musgo


e com as árvores engolindo-o


mas para mim, esta é a beleza e magia do lugar, que sim, foi cenário do filme Tomb Raider


Tudo o que posso dizer é que, se tiverem chance, venham visitar Angkor. Eu não tinha pesquisado muito, sabia pouco sobre o lugar, nem tinha uma idéia mental formada e fiquei boqueaberta.

Pena que chovia, fica tudo mais cinza, mas acrescenta um mistério que caiu bem :-)

De lá segui rumo ao sul, em Phnom Penh, capital do Camboja, cidade grande e movimentada. Gostei daqui mas, cidade é cidade né? Tem coisas lindas como o mercado central, uma construção gigantesca que se destaca dos arredores.

foto google: exterior

Dentro é tudo arrumadinho e bonitinho, mas fora é cheio de barraquinhas, tipo largo 13 mesmo.

foto minha: interior
Outro ponto de interesse é o palácio real. Sim, eles tem um rei, que não é muito discreto, pelo jeito. Na praça em frente ao palácio tem este enorme outdoor dele, que de noite fica todo iluminado.



O palácio em si é muito bonito, apesar de eu não ter passado dos portões.

Foto google: simpático né?

Um templo que gostei bastante é o Wat Phnom, localizado no ponto mais alto da cidade, uma "montanha" de 27 metros, hahahahahaha.


Dentro, as paredes são todas pintadinhas com a história de Budha. Me lembrou a igreja católica, mas de outra forma....



A cidade possui um rio e ao longo deste tem uma avenida com muitos bares e restaurantes. É um lugar gostoso de passear. Dizem que de noite é ainda mais bonito, mas não fui checar....




Por ali tem também a famosa Silver Pagoda, num complexo interessante perto do rio. Estava fechado, então não pude entrar

raro momento de sol

Um dos costumes dos Cambojanos é comer nas ruas. A cidade é lotada de barraquinhas que vendem de tudo que se possa imaginar: caldo de cana, coco, milho, comida, espetos, insetos.... sim, por aqui eles comem insetos. Ah, se eu não fosse vegetariana até provava, hahahahahaha



Mas o que mais gostei da cidade é ver os monges passeando, comprando sorvetes e outras coisas mundanas. Dão um colorido todos especial


Aqui a minha turminha com quem passei os dias em PP. O incrível é que todos moram em Hong Kong, um dos meus destinos. Tomara que consigamos nos encontrar lá!


Agora parto para Takeo, uma cidade mais ao sul, onde começo meu trabalho com as crianças, tema do próximo post!

Beijos a todos e bom domingo!

2 comentários:

  1. Ai gabis,

    Sua presença é sempre irradiante e transmissora de uma paz inconfundível.... Feliz e orgulhoso da minha amiga de alma grande... Sei que saiu agora ha pouquinho mas não faz mal... Jaja nos vemos de novo eu sei mm amei sua visita :) tenha certeza que me ajudou muito e espero que possa ter contribuído na sua busca também.... Um beijo dentro do seu coração :)

    ResponderExcluir